A iluminação ideal para o seu casamento

A luz é a matéria prima da fotografia e saber aproveitá-la é essencial para ter um trabalho de qualidade. Aos casais que vão se casar à noite, é preciso dar uma grande importância ao tipo de luz que será usado, já que sem ela não há fotografia. Essas dicas podem ajudar o seu casamento a ser ainda melhor.

Fotografia: Foto (luz) + grafia (escrita) = escrita com a luz.

Isso é tão importante que o tipo de iluminação usada pode transformar completamente o ambiente. O que você quer? Um clima aconchegante, despojado, romântico? Conversar com a sua assessora, seu decorador, com o DJ e claro, com o fotógrafo do seu casamento, é muito importante. O trabalho desses dois primeiros influenciará e muito no que vai ficar do seu casamento pro resto de suas vidas, a fotografia.

Vou explicar e dar aqui algumas dicas para casamento que considero importantes na iluminação.

ILUMINAÇÃO DOS NOIVOS NA CERIMÔNIA

Se o casamento está sendo realizado num ambiente com pouca luz e somente os noivos estarão iluminados com um feixe de luz especial sobre eles, na fotografia isso quer dizer que os noivos estarão bem na foto, porém, os convidados, até mesmo os padrinhos, não aparecerão. Isso porque a máquina fotográfica não consegue enxergar o claro e o escuro ao mesmo tempo. Tudo tem que estar com a mesma intensidade de luz. Portanto, se a mãe da noiva estiver emocionada no momento da foto das alianças, por exemplo, ela não sairá na foto. Preocupe-se com a iluminação correta na cerimônia, onde as pessoas estejam igualmente iluminadas.

CASAMENTO À LUZ DE VELAS

Uso de velas é algo muito romântico e que deixa o ambiente encantador. Mas muito cuidado para que o ambiente não fique extremamente escuro. Considere ver o trabalho do seu fotógrafo em ambientes mais escuros para ter certeza de que ele saiba capturar a beleza do charme das luzes que você, juntamente com o decorador, construíram.

É importante certificar que no local onde será realizada a cerimônia, tanto os noivos quanto os convidados estejam bem iluminados. Luzes de decoração jogadas indiretamente, na parede por exemplo, não são suficientes para iluminar os noivos e convidados. Elas servem somente como decoração. Portanto o fotógrafo de casamento ou cinegrafista precisará de uma luz adicional. Estude isso com seu decorador, iluminador e fotógrafo para um melhor resultado.

LUZ COLORIDA NA CERIMÔNIA

Cuidado com o uso de luzes coloridas na cerimônia. As luzes de cor azul, vermelho e verde geralmente aparecem em cerimônias que acontecem no mesmo espaço da recepção. Essas luzes na recepção podem combinar ao deixar o espaço com cores vibrantes, mas na cerimônia não é o lugar e nem o clima para se parecer com tons de pele em azul ou vermelho. E não há photoshop que resolva! Luzes refletem, mesmo que não estejam direcionadas para os noivos e convidados. Ninguém quer parecer um alien!

LUZ COLORIDA (VERDE, VERMELHA, ROSA, AZUL)

Muito cuidado com esses tons, pois a luz do ambiente é rebatida em tudo que esta a sua volta. Ou seja, vc corre o risco dos objetos da cena e dos convidados parecendo o Hulk e a decoração bem diferente daquela que você sonhou! Não é uma regra, mas é bom evitar e/ou saber exatamente onde e como usar, principalmente em decorações e luzes indiretas caso essas cores de luz sejam usadas em algum local onde você queira fazer as fotos de família. Nas recepções em que a luz verde ilumina espaços com árvores, procuro me afastar dessas luzes, já que ela chega até a pele e também mancha.

ILUMINAÇÃO DO BOLO DE CASAMENTO

É comum colocarem uma luz forte apontada para o bolo na hora do corte e brinde. Quando existe uma diferença muito grande de luz entre um objeto e outro (noivos, convidados e o bolo) um ficará muito claro e o outro muito escuro, e em alguns casos podem não aparecer ou aparecerão na foto com a pele toda branca.

Se houver uma luz muito forte no bolo e, no casal que está logo atrás não houver a mesma intensidade de luz, a foto não ficará boa. Nesse caso ou o casal sai escuro ou o bolo sai todo branco, sem detalhes. Um ou o outro sairá prejudicado. É importante que todos estejam bem iluminados e com a mesma intensidade de luz sempre.

PISTA DE DANÇA

O que na minha opinião não pode faltar é luz na pista de dança. Muitas vezes a banda está muito bem iluminada e a pista carece de luz. A luz que eu considero ideal para a pista de dança são quatro pontos de luz, dois na frente e dois atrás, fazendo com que essa luz se cruze e não importa de onde eu fotografe, eu consiga registrar os efeitos dela. A luz iluminando nas diagonais de quem está ao centro é o que proporciona um ambiente agradável na foto e filmagem. Luz de teto é bem-vinda, já que não ocupa espaço na pista, mas é preciso que essas luzes estejam distantes uma das outras. Um amontoado de luz num único ponto não resolve.

LASER

Alguns DJs e iluminadores utilizam o laser como efeito na pista de dança. Na fotografia, na maioria dos casos, o laser estraga a foto. Nada pior do que uma mancha na pele no momento em que você estava dançando a primeira dança. Se o clique sair no momento em que o laser estiver sobre o convidado, estragou a foto. É um raio muito forte de luz que vai manchar a pele.

Fonte: http://www.renatodpaula.com.br/2012/06/01/a-iluminacao-ideal-para-o-seu-casamento/

A iluminação ideal para o seu casamento

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL